Medicina Biomolecular
- Pedro Goularte
- 24 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Primeiramente é de suma importância relatar que a Medicina Biomolecular não é uma especialidade médica, mas sim, uma área de atuação do profissional.

Regulamentada em 1998 pela resolução 1500/1998 e homologada na Resolução 1938/2010. Isto é importante informar, pois podem existir pessoas e/ou profissionais que nunca ouviram falar desta área de atuação, o que pode causar dúvidas caso mencionemos este termo. Para tal, deixo o link e vejam direto do site do CRM - segue o link, CLIQUE AQUI.
Mas e quanto a Medicina Biomolecular? Como funciona?
É uma área de atuação do médico em que pode usar de ferramentas bioquímicas, biomoleculares, nutrição, avaliação de marcadores quantitativos para avaliação de stress oxidativo. Ou seja, utiliza uma ampla gama de estudos para avaliação da fisiologia e estado que se encontra seu organismo. Dessa forma, não busca apenas diagnosticar doença instalada, mas também o quadro de disfunção que pode ocorrer e estar relacionada a manifestação de doenças crônicas. Logo, a Medicina Biomolecular é uma forma complementar da medicina tradicional.
Não é incomum você se deparar com uma pessoa que faz tudo o que seu médico prescreve, no entanto, é descoberto que faleceu de um Infarto Fulminante, uma Crise Hipertensiva, Acidente Vascular Hemorrágico ou Isquêmico, Morte Súbita e etc.. Pois é, esta angústia me pegou também, por isso essa área me chamou atenção pela forma ampla de avaliação do ser humano.
E não só, esta área possui também tratamentos amplos, com evidência científica, para tratamento até mesmo de doenças crônicas. Assim sendo, não se limita apenas em prevenção, mas se amplia com sua ampla gama de repertório para tratar inúmeras doenças.
Comments